Número do Seu Hipercard:
Busca:  

Em geral

Cuidados com o cartão

Os cartões Hipercard possuem chip, o que garante ainda mais segurança nas transações. Mesmo assim, é necessário ficar atento para evitar outros tipos de golpes e riscos.
Fique atento a e-mails e mensagens solicitando o número do seu cartão ou outras informações.

A Hipercard nunca entra em contato ou envia e-mail solicitando dados pessoais, senha etc.
Caso você solicite um cartão e não o receba dentro de 10 dias, comunique imediatamente o banco. Ele pode ter sido extraviado.
Ao fazer compras ou saques fique atento a esbarrões aparentemente acidentais. Em casos como esse, certifique-se que não houve a troca de seu cartão.
Em caso de dúvidas, só recorra a funcionários identificados e que estão na agência em horário comercial.
É muito importante que você comunique o banco quando for viajar ao exterior, compras fora do seu perfil podem ser bloqueadas.Ao avisar o banco, você viaja tranquilo e evita possíveis utilizações indevidas do seu cartão.
Acompanhe suas transações durante o processo de pagamento das suas compra.
Nunca empreste seu cartão para outras pessoas, nem permita que alguém o examine. Mesmo que seu cartão tenha chip, com informações como número, nome, validade e código de segurança, é possível realizar compras pela internet.

Como acontecem fraudes com cartão

1. Obtenção do cartão eletrônico
Para utilizar o seu cartão em um caixa eletrônico ou fazer uma compra, o fraudador precisa primeiramente do cartão eletrônico do cliente. O cartão pode ser conseguido da seguinte forma:

O fraudador oferece ajuda ao cliente
A pessoa que pretende cometer a fraude oferece ajuda ao cliente, ao entregar o cartão para esse falso atendente, o fraudador faz a troca sem que o cliente perceba.

O fraudador “esbarra” no cliente enquanto ele está segurando o cartão
Se o cartão cair, o fraudador tenta pegá-lo e devolve ao cliente, pedindo desculpas pelo esbarrão. Mas sem que o cliente perceba, a pessoa que pretende praticar a fraude troca os cartões e fica com o cartão do cliente.

2. Obtenção das Senhas
Para realizar uma transação bancária fraudulenta através do atendimento automático ou para fazer uma compra com o cartão de um cliente, o fraudador também precisa das senhas. O fraudador pode obter as senhas das seguintes formas:

Fica de olho no cliente enquanto este utiliza o atendimento automático
Sem que o cliente perceba, o fraudador, que pode ser o próximo cliente na fila do caixa, observa as teclas que o usuário digita. O teclado variável impede que o fraudador obtenha a senha do cliente, mas se a senha for composta por datas de aniversários ou outros números fáceis de descobrir, assim, o fraudador poderá deduzir a senha.

Passando-se por um falso atendente
O fraudador diz que é funcionário do banco e pede alguns dados do cliente, como data de nascimento e senha do cartão, para “verificar” o funcionamento do atendimento automático. Se o cliente der estes dados ao “falso atendente”, este terá as informações necessárias para a fraude.

Ocorrência da Fraude Com o cartão eletrônico e as senhas do cliente em mãos, o fraudador pode realizar operações no atendimento automático ou fazer compras em estabelecimentos que não lêem o chip do cartão. Sempre confira o seu saldo e confira também as transações listadas em seu extrato. Fique sempre atento à movimentações financeiras e, em caso de suspeita de irregularidade, informe imediatamente o seu gerente e troque todas as suas senhas.

3. Ocorrência da Fraude
Com o cartão eletrônico e as senhas do cliente em mãos, o fraudador pode realizar operações no atendimento automático ou fazer compras em estabelecimentos que não leem o chip do cartão.
Sempre confira o seu saldo e confira também as transações listadas em seu extrato. Fique sempre atento à movimentações financeiras e, em caso de suspeita de irregularidade, informe imediatamente o seu gerente e troque todas as suas senhas

E-mail e SMS

Para manter um bom relacionamento com os clientes, a Hipercard procura comunica-los sobre promoções, alterações no cartão de crédito, e qualquer outra informação relevante referente ao seu cartão. Nos dias de hoje, além de todos os canais disponíveis, esse relacionamento também acontece por e-mail e SMS.
A Hipercard só envia mensagens cujos conteúdos tenham sido autorizados por você e todos eles sem arquivos anexados. Nessas comunicações, seu número de cartão não é solicitado.
Este é mais um serviço feito para aumentar sua segurança e auxiliar no controle de suas operações.
Ao se cadastrar, você passará a receber informações sempre nos dias e horários escolhidos por você.
Conheça algumas informações enviadas por e-mail:

  • Promoções
  • Descontos na rede Walmart
  • Ofertas
  • Senha do cartão via SMS


E-mails Suspeitos

Diariamente, todos nós recebemos inúmeros e-mails na nossa caixa postal e parte deles são fraudulentos. Esses e-mails podem infectar o seu computador e/ou roubar suas informações pessoais e bancárias.
Se você receber um e-mail e suspeitar que ele seja fraudulento, encaminhe a mensagem para:emailsuspeito@itau-unibanco.com.br.
Este canal é exclusivo para recepção de mensagens suspeitas, por isso não haverá resposta à sua mensagem.
Fique atento! Com atitudes seguras, melhoramos cada vez mais a segurança da internet.